Comentários sobre o estilo musical Latino-Americano, que encantou o mundo
O gênero, possivelmente decorrente da habanera e da milonga, vertentes da música cubana, de nome com provável origem africana, significando “espaços fechados – dentro de casa”, tal como foi inicialmente praticado nos ambientes de cabarés, bares e cafés. Nasce no final do século XIX, as margens do Rio da Prata, em Buenos Aires, Argentina e em Montevidéo, Uruguai.
Inicialmente, acompanhava a melodia, o violão, a flauta e o violino. Posteriormente, trazido pelos imigrantes alemães no século XX e elaborado pelo músico, Heinrich Band, introduziu-se o bandoneon. Há inclusive quem diga, que o instrumento teria sido anexado ao estilo por um brasileiro, o negro Casimiro, depois da guerra do Paraguai.
Heinrich Band
A dança do Tango, inicialmente era realizada por dois homens, que não se olhavam. Depois também por mulheres, as prostitutas. Segundo os estudiosos, torna-se popular em 1910, é aceito pela alta sociedade e praticado então, nos salões.
Nos anos 20, destacam-se intérpretes argentinos e uruguaios que divulgam o estilo. É desta época, o renomado e mestre de todos eles, o uruguaio de Tacuarembó, Carlos Gardel, embora ele mesmo se considerasse francês, de Toulouse. Na década de 40, outros talentos aparecem, a exemplo de Anibal Troillo e Astor Piazzolla.
Museu Casa de Carlos Gardel – Buenos Aires - Argentina
Assim chega aos nossos dias, sempre vivo, marcante e admirado. Apresenta-se carregado de sentimentos que movem o coração e a razão humana, com expressão, improvisação e as mais inimagináveis coreografias. Em 2009, o Tango foi agraciado pela UNESCO, como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.
A fim de ilustrarmos a nossa matéria, conversamos com o bandoneonista uruguaio e riverense, Heber Novel Rodriguez, de 89 anos e intérprete do Tango a mais de 70, inclusive com CDs gravados. Agradecemos a gentileza da família e em especial do próprio músico, por nos permitir a realização desta matéria, de maneira tão cordial e fraterna.
Ouça agora o podcast, que preparamos com o seu Heber Novel Rodrigues, participação do seu filho, Heber Daniel Rodriguez Affonso.
Ouça a seguir o tango, La ultima copa, de Francisco Canaro e Juan Andrés Caruso, na interpretação de Nelson Streccia ao violão (in memoriam) e Heber Novel ao bandoneon.
Aprecie abaixo, o vídeo que produzimos com o artista.
Edson Rolim.
Nota: Para quem gosta de Tango, incluindo outros ritmos típicos, a Classe News – Rádio On-line, exibe diariamente às 23h em sua programação musical, a atração Tangos, Fados e Boleros.
Empreendimento Publicitário e Jornalístico Digital