Estação ferroviária - Registro fotográfico: Alfredo Rolim (in memoriam)
Sant’Ana do Livramento, 200 anos!
A História e a contemporaneidade de um Povo!
A Classe News - Empreendimento Publicitário e Jornalístico Digital - com Site e Rádio On-line, propõe com este espaço, a publicação de conteúdos especificamente sobre a cidade que completará em 30 de julho deste ano, 2023, os seus duzentos anos. Sendo assim, esporadicamente estaremos atualizando esta matéria.
Queremos reproduzir aqui, fatos peculiares e de como pensa e vive os nossos conterrâneos. O objetivo é mostrar, principalmente para a contemporaneidade, como se comporta este povo fronteiriço, o que aqui aconteceu e não menos importante a atualidade desta terra, também conhecida como Fronteira da Paz!
Sant’Ana do Livramento, Rio Grande do Sul, Brasil, faz divisa com Rivera – Uruguai, bastando apenas atravessar uma rua. As duas cidades coexistem em harmonia, como exemplo de concórdia e fraternidade, num mundo em conflito.
Sant’Ana do Livramento, mescla entre os seus habitantes, costumes e maneirismos, provenientes das culturas indígena, negra, espanhola e portuguesa, muitas vezes inseridas em uma mesma família.
Para melhor situá-los, mostramos abaixo, nossa localização.
Comecemos com um pouco de história...
Na região, onde futuramente surgiria a cidade, viviam os índios Minuanos e Charruas, entre outros.
índios Minuanos
índios Charruas
Vera do Prado Lima Albornoz, nos esclarece sobre o tema. Mestre em História Ibero-americana e Escritora. Tem dois livros publicados sobre a nossa região: Armour – uma aposta no Pampa e Fronteira Gaúcha – Santana do Livramento.
Acompanhe no vídeo abaixo:
Posteriormente numa época de turbulências, entre espanhóis e portugueses, com frequentes conflitos armados, onde eram difíceis, tanto a posse de terras como a delimitação de fronteiras, homens se enfrentavam a cavalo ou mesmo a pé, frente a frente, empunhando espadas, lanças e rudimentares armas de fogo; antepassados, que dessa forma, embora a custo de muito sangue e vidas perdidas, conquistavam as devidas demarcações territoriais.
A fim de proteger a fronteira das cidades de Bagé e Livramento, chega a estas terras, o exército pacificador comandado por Diogo de Souza, 1º conde de Rio Pardo. Em dois destacamentos, firmam acampamento próximo ao rio Ibirapuitã, nome indígena (Ibira - árvore, madeira, pau. Puitã - vermelho = Árvore vermelha). O aglomerado, naqueles tempos, chegou a ser conhecido como Cidade de São Diogo. Considera-se aí, o povoamento inicial, da cidade de Livramento, tendo tido até uma capela, mais tarde reprovada pelas autoridades religiosas.
A Professora Vera Albornoz, continua nos explicando, veja no vídeo abaixo:
A capela definitiva e autorizada foi construída, mais tarde, no Itacuatiá (Ita - pedra. Cuatiá - Pintar = Pedra Pintada), com o nome de Nossa Senhora do Livramento, em 30 de julho de 1823, data então histórica, que marca a fundação oficial de Sant'Ana do Livramento.
- 2023 -
Ano comemorativo do bicentenário de Sant’Ana do Livramento!
Cabe-nos merecidamente citar aqui, o Sr. Ivo Caggiani, cidadão santanense, muito ativo e de forte personalidade. Nasceu na década de 30, tornou-se jornalista, professor de história, político e escritor. Foi correspondente em Porto Alegre. Fundou e dirigiu em Sant’Ana do Livramento os Museus David Canabarro e Folha Popular. Foi diretor do Jornal A folha Popular.
Ivo Caggiani, entre muitos feitos, participou ativamente dos festejos dos cem anos da ACIL – Associação Comercial e Industrial de Livramento, escrevendo um livro sobre o centenário. A proposição foi do secretário da entidade na época, o advogado, comerciante, professor e jornalista, Dr. Renato de Mello Levy.
Cabe salientar, aliás, que o nome da coluna Medindo os Fatos, do empresário Levy, no jornal, A Folha Popular, foi dada pelo próprio Ivo Caggiani.
Recentemente, no dia 11 de novembro de 2022, foi lançado pela família e a CAPOSAN – Casa do Poeta Santanense, o livro de mesmo nome, reunindo crônicas em menção aos seus 50 anos dedicados à imprensa escrita.
Clique no link abaixo e acesse a matéria exclusiva da Classe News, na sua íntegra.
https://www.classenews.com/noticia/1302512/medindo-os-fatos-lancamento
O escritor Ivo Caggiani foi membro de diversas academias, para citar algumas: Riograndense de Letras, Brasileira Maçônica de Letras, Brasileira de História e Petropolitana de Letras, Petrópolis, Rio de Janeiro. Escreveu, segundo consta, vinte e seis obras.
Alguns feitos e acontecimentos cotidianos, se tornam históricos. Ivo Caggiani, embora não se considerasse historiador e sim um pesquisador, foi a princípio o responsável por trazer a tona, para a nossa informação, muitos destes fatos que marcaram o início desta localidade.
Assim sendo, vamos agora ver e ouvir o professor Victor Hugo, colunista do Jornal Correio do Pampa, membro da Academia Santanense de Letras e pesquisador em história, que nos fala sobre os primórdios de San’Ana do Livramento – Rs – Brasil.
Sant’Ana do Livramento, aniversaria neste 30 de julho de 2023, completando os seus duzentos anos. A comunidade antecipadamente comemora através de alguns eventos preparados para o registro desta data ímpar, portanto, festiva e histórica.
A Classe News, para esta ocasião, produziu um audiovisual, mostrando algumas imagens peculiares, que ficarão conhecidas por aqueles que nos acessarem de outras regiões e pátrias. Junto a elas, apresentamos a manifestação de conterrâneos convidados, que felicitam a cidade.
Trazemos mais um convidado, que há muito tempo, nos conta sobre os hábitos e costumes dos habitantes desta terra, principalmente daqueles que vivem na campanha gaúcha. Gradativamente dedicou o seu tempo ao estudo da história do Rio Grande do Sul. Com 94 anos de existência e de uma jovialidade ímpar, dedica-se a leitura, a poesia e a declamar, inclusive, os poemas de sua autoria.
Velocinio Silveira, traz em seu curriculum a criação e apresentação de programas de rádio, com temas e músicas gauchescas. O Lenço Branco, como é conhecido, nos lembra a importância do tradicionalismo em Sant’Ana do Livramento. O vídeo foi gravado antes do aniversário da cidade. Mas ainda em 2023, comemoremos o seu bicentenário.
Sant’Ana do Livramento, produziu e produz filhos com talentos nas mais diversas áreas, especialmente nas artes. Um exemplo típico, além de professor, é o ator, escritor e cineasta, José Newton Ribeiro Canabarro. É mais uma personalidade santanense que convidamos para homenagear os duzentos anos desta cidade.
Canabarro, com a sua eloquência, nos insere como partícipes da história, como de fato, não só a nossa, mas igualmente as gerações passadas o foram e as futuras o serão. Isso certamente nos faz pensar sobre nossa responsabilidade enquanto cidadãos. Este trabalho foi realizado antes do aniversário da cidade, saudemos, pois, o seu bicentenário.
Apresentamos no vídeo abaixo, toda a expressão do professor Canabarro. A Classe News, o convida a assistir...
Livramento tem a honra, neste contexto dos seus duzentos anos, de abrigar na comunidade, uma instituição educacional centenária de língua estrangeira, a Aliança Francesa. Constatamos ser a terceira mais antiga do brasil.
A sua história, nasce provavelmente, com a presença de engenheiros entre outras pessoas, provenientes da Europa, na época, envolvidas na construção da estrada de ferro.
Conversamos com a professora Maria Regina Prado Alves, diretora da Aliança, que nos conta algo a mais sobre esse importante centro de ensino da língua francesa na cidade. Veja nosso registro no vídeo abaixo.
Edson Rolim
Em breve atualizaremos o conteúdo desta página. 2023, ano comemorativo ao bicentenário de Sant’Ana do Livramento – RS.
- Empreendimento Publicitário e Jornalístico Digital -
- Site e Rádio On-line -
Facebook: Classe News
@classenews3